Halloween na "Capital das Bruxas" - Salem

Por Vilma de Vellis 31/10/2014 16:09:41


Olá amores!

Semana de Halloween e como eu mencionei anteriormente de falar um pouco da história de Salem, aqui está para vocês. Uma dica de viagem bem bacana para você que gosta de História. Para você que gostaria de conhecer com mais detalhes, eu recomendaria o filme "As Bruxas De Salem" lançado em 1996 pelo Americano Nicholas Hytner baseado na história real.

A pequena e pacata cidade de Salem (30 min Norte de Boston) ficou muito conhecida depois de um acontecimento que ocorreu no ano de 1692. Tudo começou quando Betty Parris de 9 anos e Abigail Williams de 11 anos começaram a ter um comportamento estranho como, pesadelos, suores noturnos, visões, grunhidos, latidos, ataques epilépticos, e etc. Segundo o médico da cidade, elas não estavam doentes, e sim “possuídas” pelo demônio e que seria necessário somente uma boa oração.


O juíz da cidade decidiu que as garotas deveriam ser ouvidas no Tribunal. Segundo o julgamento, três mulheres foram acusadas por “enfeitiçar" as meninas, estando entre elas a escrava da família com o nome de Tituba, que foi acusada de ter manipulado as meninas a participarem dos rituais de vodu (religião tradicional da África Ocidental). Tituba tanto “confessou” que os praticava, como apontou várias outras mulheres que estavam no tribunal de terem participado com ela. A partir daquele momento, todos começaram se acusar entre si, como, vizinhos que testemunhavam contra vizinhos, os maridos suspeitavam de suas mulheres e vice-versa, entre outros casos.

O medo da Bruxaria durou cerca de um ano e mais de 150 pessoas foram acusadas e presas, sendo que 5 delas morreram na cadeia, incluindo uma criança. Outras 19 (todas mulheres) foram acusadas e levadas a morte por enforcamento. Um homem de 81 anos de idade foi esmagado até a morte com pedras.


O fim da caçada ocorreu quando os dedos dos fanáticos começaram apontar para a elite local, estando entre elas a esposa do governador de Massachussets e o presidente de Harvard College Samuel Willard. Depois disso, os processos contra os "endemoniados" de Salem terminaram repentinamente, assim como começaram. Mais tarde, o juíz Sewall confessou que as suas sentenças haviam sido um erro.

Hoje em dia a vila recebe muitos turistas de todo o mundo por sua história. O museu das Bruxas de Salem conta toda a história, desde o julgamento até a morte das mesmas com uma exposição das pessoas que um dia foram consideradas “Bruxas”.


Pesquisas nos faz acreditar que essas acusações começaram por rivalidades políticas, familiares, e religiosas. Somente um comentário que gostaria de acrescentar aqui: Sem ironia, mais infelizmente até hoje pessoas inocentes são mortas por questões políticas, por poder, religiosidade e fanatismo, não é mesmo? Algum comentário? Deixe logo abaixo.

Espero que tenham gostado!

Bjks da Vilma :-)

Comente aqui:

Anuncie





@vilmadevellis no Instagram