Thanksgiving - Natal?!?! Receita de Peru Assado!

Por Vilma de Vellis 07/12/2015 18:53:31


Semana passada comemoramos um dos maiores feriados aqui nos Estados Unidos! O "Thanksgiving", melhor dizendo, "Dia de Ação de Graças". Vou fazer um resumo da História para vocês entenderem como esse feriado surgiu e onde tudo começou, seguido da receita típica do mesmo "O Peru"! juntamente com o molho e o recheio, que com certeza vocês poderão adotar para a ceia de Natal :-).

Sempre comemorado na quarta Quinta Feira de Novembro, o Thanksgiving é um dia onde familiares e amigos mais próximos se reúnem em forma de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, e não esquecendo, com muita fartura gastronômica, tendo como prato principal o Peru.

No Outono de 1620 uma embarcação chegava em Plymouth, Massachusetts com 102 peregrinos Ingleses, que vieram em busca de liberdade e um mundo melhor.  Devido ao inverno muito rigoroso e doenças contagiosas, metade dos peregrinos acabaram morrendo, e os que conseguiram sobreviver foram ajudados e ensinados pelos Nativos Americanos (Indios Americanos da tribo Pawtuxet) a pescar peixes em rios, cultivar o milho, entre outros. Após a primeira safra bem sucedida em 1621, o governador da época William Bradford organizou uma festa de comemoração, tendo como convidados vários Nativos Americanos. Comemoração, essa que hoje é reconhecida como a "Primeira Ação de Graças". Em 1863, no auge da guerra Civil, o presidente Abraham Lincoln declarou o "Thanksgiving"  feriado nacional.

Agora vamos as receitas :-)


PERU: 

OBS: Eu assei esse Peru para 6 pessoas, porém com todos os outros pratos, sobrou muito, então eu creio que você poderá servir até 10 pessoas dependendo do que você irá servir junto com o Peru.

1 Peru de 6 Kg / 1 cebola cortada em 4 pedaços / 1 tomate cortado em 4 pedaços / 1 ou 2 cenouras cortadas em pedaços grandes / 1 Erva-doce picada / Alecrim, tomilho, estragão, e orégano fresco / Orégano e alecrim seco / Óleo de Oliva / Sal e Pimenta / 1 pedaço quadrado de tecido branco "cheesecloth" que traduzido para o Português seria "gaze". Creio que vocês poderão encontrar em supermercados no Brasil também.


Modo de preparo: Em primeiro lugar, tire os miúdos de dentro do Peru já descongelado. Coloque no refratário que você irá assar a ave, a cebola, o tomate, a cenoura, a erva-doce, os miúdos que você tirou de dentro do Peru e misture com óleo de oliva (deixe como se fosse uma cama para poder apoiar o Peru - foto acima). Em um recipiente pequeno molhe o tecido branco (cheesecloth - que é bem parecido ou é a "gaze" no Brasil), com óleo de oliva, sal, pimenta, e os temperos secos e reserve. Tempere o Peru com os mesmos ingredientes usados na gaze, por dentro e por fora, e coloque dentro todos os temperos verdes frescos (alguns ramos de cada um). Coloque a gaze molhada encima do Peru (ilustrado na foto acima) e ponha no refratário encima dos ingredientes picados. Coloque o Peru no forno preaquecido em 180ºC, não esquecendo de regar de vez em quando todo ele, com o líquido que se forma no refratário para que não resseque. Retire a gaze uma hora antes do cozimento total para que possa dourar a pele. Asse entre 2hs30m e 3hs, porém dependendo do tipo forno, ou se você fizer recheado, o tempo de cozimento pode variar. Para ter certeza se está assado, é sempre bom usar um termômetro culinário inserindo na coxa sem tocar no osso e a temperatura deve estar entre 80-85ºC. Se não tiver o termômetro, não se preocupe, somente faça um pequeno corte na parte mais grossa da coxa, e se o líquido que sair for claro, sem nenhum sangue ou cor escura, está pronto.  Retire do forno e deixe repousar entre 15-20 minutos antes de servir, para evitar que resseque depois de cortar.

Algumas dicas que considero interesantes:

1) Eu prefiro usar o tecido "gaze" encima do Peru em lugar do alumínio porque o Peru fica mais suculento devido ao tecido estar o tempo todo molhado. Outro detalhe também, é que quando você precisar regar a Ave, não precisará tirar e colocar o tecido, como no caso do alumínio.

2) Coloco os vegetais embaixo da ave porque com o líquido que sobra, eu faço o molho para o Peru (Modo de preparo abaixo) sem precisar usar caldos prontos com sabores artificiais.

3) Coloquei esses temperos verdes e secos porque são os que eu mais gosto, porém não existe um regra, coloque o tempero que você gostar, desde que tenha harmonia entre eles e não permanecendo o sabor de um só.

Molho do Peru: Modo de Preparo.


Retire todo o líquido, os vegetais, e os miúdos do refratário onde foi assado a ave, e passe-os por uma peneira, esmagando todos os vegetais para tirar a água restante e jogue-os fora. Coloque o caldo em uma panela em fogo médio não esquecendo de retirar a gordura que fica na superfície. Depois de tirar quase toda a gordura, aumente o fogo e coloque um pouco de farinha de trigo ou amido de milho para engrossar o caldo. Cozinhe por alguns minutos e se necessário, adicione um pouco de sal e pimenta.

Recheio - Ingredientes:

2 linguiças tamanho médio ou 4 pequenas picadas 1 Aipo picado em cubos 1 cebola picada 1 pacote de pão já temperado em cubos (foto abaixo) ou 1 pão fatiado torrado 3 xícaras de caldo de frango líquido / 1 colher de sopa de tomilho picado / 1 colher de sopa de salvia picada /  Salsa / Sal e Pimenta.

Modo de Preparo:

Frite a linguiça, a cebola, e o aipo com óleo de oliva por mais ou menos 8 minutos. Adicione o tomilho, a salvia, sal, pimenta e misture bem. Adicione 3 xícaras de caldo de frango e deixe ferver. Em uma assadeira coloque o pão picado (se não estiver temperado, misture com temperos secos do seu gosto), em seguida, despeje a mistura cozida com o caldo de frango e misture bem. Adicione sal, se necessário. Cubra e leve ao forno entre 30-40 minutos em uma temperatura de 190ºC.

Observação: Eu fiz o recheio separado, mais se você preferir assar com o Peru, não esqueça que leva mais tempo para cozinhar.


Eu, particularmente acho esse feriado muito parecido com o Natal do Brasil. Tanto as famílias estarem reunidas e os amigos, quanto o famoso "Peru". Pois saibam que pesquisando mais, descobri que o Peru veio para o Brasil por meio da cultura Americana que, por sua vez, foi influenciada pelos Ingleses. Percebeu alguma relação entre eles? haha

Espero que tenham gostado e bom apetite!

Bjks da Vilma :-) :-)

Comente aqui:

Anuncie





@vilmadevellis no Instagram