BLOG


Receita de peru assado para o Natal

Oi amores, tudo bem?

[Texto atualizado e revisado em 26 de Nov de 2018]

Semana passada comemoramos um dos maiores feriados aqui nos Estados Unidos! O Dia de Ação de Graças ou "Thanksgiving".

O Thanksgiving é sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de Novembro, onde familiares e amigos mais próximos se reúnem em forma de gratidão pelas bênçãos recebidas durante todo ano, e não esquecendo, com muita fartura gastronômica. O peru é o prato principal desse encontro.

Se quiser saber um pouco de história, aqui vai! Se não, é só pular para a receita...

No Outono de 1620 uma embarcação chegava em Massachusetts (Estados Unidos) com 102 peregrinos ingleses que vieram em busca de liberdade e um mundo melhor.  Como o inverno era muito rigoroso e haviam muitas doenças contagiosas, metade dos peregrinos acabaram morrendo. Os que conseguiram sobreviver, foram ajudados e ensinados pelos índios nativos americanos a pescar, cultivar  milho, entre outros. Após a primeira safra bem sucedida em 1621, o governador da época William Bradford organizou uma festa de comemoração. Em 1863, no auge da guerra Civil, o presidente Abraham Lincoln declarou o "Thanksgiving"  feriado nacional.




RECEITA DO PERU

OBS: Eu assei esse peru para 6 pessoas, porém com todos os outros pratos, sobrou muito, então eu creio que você poderá servir até 10 pessoas dependendo do que você irá servir junto com o peru.


1 Peru de 6 Kg

1 cebola cortada em 4 pedaços 

1 tomate cortado em 4 pedaços 

1 ou 2 cenouras cortadas em pedaços grandes 

1 erva-doce picada

Alecrim, tomilho, estragão, e orégano fresco

Orégano e alecrim seco

??leo de Oliva 

Sal e pimenta 

1 pedaço de tecido branco "cheesecloth" (gaze em português)


Modo de Preparo

Em primeiro lugar, tire os miúdos de dentro do Peru já descongelado. Num refratário, coloque a cebola, o tomate, a cenoura, a erva-doce, os miúdos que você tirou de dentro do Peru e misture com óleo de oliva (deixe como se fosse uma cama para poder apoiar o Peru - foto acima).

Em um recipiente pequeno, molhe o tecido branco (gaze) com óleo de oliva, sal, pimenta, e os temperos secos. Reserve.

Tempere o peru com os mesmos ingredientes usados na gaze (por dentro e por fora), e coloque dele dentro todos os temperos verdes frescos (alguns ramos de cada um). Coloque a gaze molhada em cima do peru e posicione o peru no refratário em cima dos ingredientes picados. 

Coloque o Peru no forno preaquecido em 180ºC, não esquecendo de regar com o líquido que se forma no refratário para que não resseque. Asse entre 2h30m e 3h, porém dependendo do tipo forno (ou do tipo de recheio) o tempo de cozimento pode variar. Retire a gaze uma hora antes do cozimento total para que possa dourar a pele.

Para ter certeza se está assado, é sempre bom usar um termômetro culinário (aquele que fica inserindo na coxa - sem tocar no osso) e a temperatura deve estar entre 80-85ºC. Se não tiver o termômetro, não se preocupe, faça um pequeno corte na parte mais grossa da coxa, e se o líquido que sair for claro, sem nenhum sangue ou cor escura, está pronto.

Retire do forno e deixe repousar entre 15-20 minutos antes de servir, para evitar que resseque depois de cortar.



Veja como utilizar a gaze para uma carne mais suculenta


Dicas interessantes

1) Eu prefiro usar o tecido "gaze" em cima do peru no lugar do alumínio, porque o peru fica mais suculento (provavelmente porque o tecido fica o tempo todo molhado). Outro detalhe também, é que quando você precisar regar a ave, não precisará tirar e colocar o tecido, como no caso do alumínio.

2) Coloco os vegetais embaixo da ave, porque com o líquido que sobra, eu faço o molho para o peru (coloquei a receita aqui embaixo) sem precisar usar caldos prontos com sabores artificiais.

3) Coloquei esses temperos verdes e secos porque são os que eu mais gosto, porém não existe um regra, coloque o tempero que você gostar, desde que tenha harmonia entre eles e não permanecendo o sabor de um só.


RECEITA DO MOLHO

Retire todo o líquido, os vegetais, e os miúdos do refratário onde foi assado a ave, e passe-os por uma peneira, esmagando todos os vegetais para tirar a água restante e jogue-os fora. Coloque o caldo em uma panela em fogo médio - não esquecendo de retirar a gordura que fica na superfície. Depois de tirar quase toda a gordura, aumente o fogo e coloque um pouco de farinha de trigo ou amido de milho para engrossar o caldo. Cozinhe por alguns minutos e se necessário, adicione um pouco de sal e pimenta.


Recheio - Ingredientes

2 linguiças tamanho médio ou 4 pequenas picadas 

1 Aipo picado em cubos 

1 cebola picada 

1 pacote de pão já temperado em cubos ou 1 pão fatiado torrado 

3 xícaras de caldo de frango líquido 

1 colher de sopa de tomilho picado

 1 colher de sopa de salvia picada

  Salsa / Sal e Pimenta.


Modo de Preparo

Frite a linguiça, a cebola, e o aipo com óleo de oliva por mais ou menos 8 minutos. Adicione tomilho, salvia, sal, pimenta e misture bem. Adicione 3 xícaras de caldo de frango e deixe ferver. Em uma assadeira coloque o pão picado (se não estiver temperado, misture com temperos secos do seu gosto), em seguida, despeje a mistura cozida com o caldo de frango e misture bem. Adicione sal, se necessário. Cubra e leve ao forno entre 30-40 minutos em uma temperatura de 190ºC.

Observação: Eu fiz o recheio separado, mais se você preferir assar com o peru, não esqueça que leva mais tempo para cozinhar.


Molho


Eu acho esse feriado muitoooo parecido com o Natal do Brasil. Tanto pelo fato das famílias estarem reunidas, quanto pelo famoso peru. Acabei descobrindo que existe sim uma relação entre essas comemorações. O peru veio para o Brasil por meio da cultura americana que, por sua vez, foi influenciada pela dos ingleses. Percebe alguma relação entre eles? :-)

Espero que tenham gostado e bom apetite! Me contem se vocês tentarem fazer por aí, e qualquer dúvida, me escrevam. Eu adoro conversar com vocês.

Se você é novo aqui e se identificou comigo, não deixe de se inscrever nos meus canais do YouTube (música e lifestyle). No canal de música rolam vários covers meus de músicas em português, inglês e italiano.


Muito obrigada por ter passado por aqui, fique com Deus, e até o próximo vídeo ou post.


Seja sociável e compartilhe!


Para me achar no INSTAGRAM é só clicar aqui óh!


Bjks da Vilma ????????



peru para natal
receita
receita de peru assado





Posts Recentes



Será que qualquer pessoa pode aprender…

Hoje eu preparei para vocês um vídeo falando de música. Creio que muita…


Comprinhas Brasil e Canadá

Amores, não sei vocês, mas eu adoro quando chega comprinha aqui em casa!…


Comprinhas Fashion em New York!

Tem vídeo novo no canal das comprinhas que fiz em Nova York. Gente, eu…




Newsletter

E se a gente ficasse sempre em contato?
Faça da sua caixa de mensagem um lugar mais feliz com nossas newsletters!