Você sabia que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão e que em média 800 mil acabam tirando suas próprias vidas? E que até o ano de 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo? Então... o assunto do quadro Inspiração de hoje é DEPRESS??O.
Antes de iniciarmos essa conversa eu gostaria de deixar alguns recados pra vocês. Se você me segue nas redes sociais você vai lembrar que há uns dois anos eu disse que iria começar um novo quadro no canal falando sobre meu dia a dia, trocando experiências, contando sobre o meu acidente, sobre comportamento humano, etc!
Pois bem, depois que falei isso, eu engravidei e simplesmente as coisas tomaram outro rumo. Mas hoje finalmente vim cumprir o prometido e esse é o primeiro vídeo desse novo quadro que se chamará "Inspiração". Quero também informá-los que este canal, onde vocês estão assistindo (se vc está no youtube) é novo! Eu resolvi separar esses assuntos do canal de música para não ficar muito misturado. Então o Papo de Mãe vai ser aqui com outros assuntos como maternidade, beleza feminina, saúde, enfim, para mamães e mulheres que vivem a maternidade e também para aquelas que querem viver além da maternidade.
Se você gostou do vídeo, não deixe de se inscrever no canal, curtir e comentar, porque é muito importante ter o feedback de vocês! E claro, se você amar, não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também ouçam essa mensagem, combinado? Eles ficarão felizes e eu muito grata pelo seu suporte! Mas agora vamos ao vídeo..:-)
Porque eu escolhi esse tema?
Primeiramente porque eu sempre gostei de ler coisas sobre comportamento humano e meu amor e curiosidade aumentaram ainda mais quando um dia eu precisei ter um encontro comigo mesma, enfrentar os meus fantasmas, achar respostas para as questões que eu tinha, e até procurar ajuda terapêutica. Não irei falar sobre tudo isso aqui hoje, porque esse assunto abordaremos mais a frente em outros vídeos, mas se você quiser saber um pedacinho de minha história e superação, clique aqui e passe no blog vilmadevellis.com.br e já descubra também qual meu propósito em estar postando vídeos e mensagens assim. Você não vai se arrepender! :-)
Mas voltando ao assunto do porque do tema, depois de algum tempo, eu comecei a ler muitas notícias sobre depressão, e mais, comecei a ver nas minhas redes sociais pessoas que eu conhecia da infância tirando suas próprias vidas. Claro que não citarei nomes por respeito a elas e aos familiares, mas quando isso começou a acontecer fui ficando muito abalada, não sei explicar, mas chorei litros de lágrimas, e senti essa necessidade de compartilhar com vocês que depressão tem tratamento sim! E que se você está passando por isso, quero te convencer a pedir ajuda antes que seja tarde demais! Ah, também quero te dizer para não se importar demais com a bendita "sociedade", com os outros...
Segundo a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva: "De simples, a depressão não tem nada. Tudo nela tem o selo da complexidade humana". Na verdade existem vários caminhos na qual podemos falar sobre a depressão, até porque existem tipos e graus diferentes, como a distimia (que afeta o humor do sexo masculino), o transtorno bipolar, etc... Mas hoje eu quero somente conversar com vocês sobre o que é a depressão e contar uma das experiências que tive ainda muito jovem. Algumas informações postadas aqui eu tirei do livro "Mentes Depressivas" escrito pela Dra. Ana B.B. Silva.
Em primeiro lugar a depressão não é uma "fase"!! Não adianta você simplesmente dizer ao depressivo: "Isso é falta de Deus", "Arruma algo para fazer", "Pensa positivo", e por aí vai. Também não é o caso daqueles que dizem "Ah! Tô deprê", não! Isso é uma tristeza, e/ou melancolia por algo que veio a acontecer e que dependendo, pode levar algumas semanas, e/ou meses para passar.
A depressão é uma doença, e como outra qualquer requer tratamento!
O que você precisa é entender o que é a depressão.
Tem muita gente achando que sabe o que é depressão! Mas aí eu te pergunto?
Você sabia que a depressão atinge três dimensões da nossa vida e causa quatro disfunções? Sim, ela atinge a Física causando doenças no nosso corpo (você pode ficar doente por causa da depressão), Psíquica (atingindo as nossas emoções e o nosso comportamento), e a Espiritual (tirando a nossa esperança e fé). E as quatro disfunções causadas pela depressão são: o humor (fica com o humor alterado), cognição (área do conhecimento), físico, e comportamental.
Ela pode se desenvolver de duas formas:
- Agente interno que é a alteração dos neurotransmissores chamados serotonina, dopamina, e a noradrenalina (iremos falar disso em outros vídeos), ou;
- Por agente externo que podemos citar por exemplo: a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento, desemprego, etc.
Por esses fatores é que precisamos cuidar da nossa saúde física nos exercitando, comendo coisas saudáveis, da psíquica fazendo terapias (para casos mais graves, a terapia em conjunto com remédios), e da espiritual, trabalhando mais a nossa fé, a nossa esperança. Mas não confunda espiritualidade com religião. De acordo com os cientistas, as pessoas com mais espiritualidade e fé tem uma porcentagem maior de melhoras no caso de depressão e de outras doenças. Clicando AQUI você assiste um pedacinho do programa "Encontro" onde o Dr. Fernando Gomes explica melhor o que acontece com nosso cérebro quando estamos orando, e/ou meditando, por exemplo.
Eu me lembro que precisei de ajuda já na minha adolescência, não lembro ao certo minha idade, e quem marcou a consulta foi minha irmã mais velha. Eu estava passando por certas situações e não estava conseguindo lidar com tudo aquilo naquele momento! Certas coisas podem ser muito pesadas para uma adolescente! Enfim, como eu era uma pessoa que sempre estava buscando a aprovação de todos, tentando conquistar meu espaço, fazer com que as pessoas gostassem de mim, foi complicado no começo concordar em me consultar com um psicólogo. Eu fui, mas fui contra minha vontade, confesso. Eu me preocupava com o que os outros iriam pensar. Será que iriam dizer que eu era louca? Enfim, com isso tudo na minha cabeça, não consegui nem relaxar na consulta. Fiquei tensa e segurando as lágrimas para mostrar que estava tudo bem e que não entendia porque minha Irmã tinha marcado aquela consulta pra mim. Mas bastou algumas palavras da profissional e eu desabei em lágrimas. Não consegui falar muito, por medo talvez, e fui embora. Ela já havia agendado a segunda consulta, mas eu nunca mais apareci. Nunca mais voltei naquela profissional por medo da "sociedade". Olha que triste!!
Por que estou contanto isso?
Primeiro porque com todos os episódios que se passaram na minha vida mais tarde, se eu tivesse concordado em fazer terapia naquele momento, possivelmente eu poderia ter reagido diferente. Mas não posso também ficar me culpando por isso! Né? O tempo passou, e eu tive outra oportunidade de ir em busca de ajuda (Graças a Deus).
Segundo porque eu tenho certeza que, assim como eu, muita gente aí do outro lado não busca ajuda por medo do que os outros vão pensar ou dizer. Se fazem de forte, sorriem o tempo todo, mas atrás desse sorriso esconde uma dor. Na verdade até ouvi em uma entrevista com a dra. Cássia Rodrigues, que a gente tem que prestar atenção nas pessoas que sempre estão sorrindo, que sempre está tudo bem, etc, porque podem estar escondendo dores e lágrimas. Pode ser que não, que as vezes a pessoa é assim mesmo, mas uma vez conheci uma pessoa que estava sempre sorrindo (nós crescemos na mesma cidade, estudamos no mesmo colégio), e eu nunca a tinha visto triste. Daí um dia ela me mandou uma mensagem pelo Facebook dizendo que me admirava e eu sem saber da situação dela, somente agradeci e não disse mais nada. Talvez se eu tivesse perguntado se estava bem, ela teria falado alguma coisa, mas eu não imaginava. Passando alguns meses eu descobri que ela tinha tirado a própria vida.
Então, se você é uma dessas pessoas, ou até já compartilhou com alguém sua dor, e essa pessoa te chamou de fraca ou disse que é falta de Deus, tenho que te dizer que você conversou ou procurou a pessoa errada!
Procure hoje (não espere para amanhã) alguém que realmente entenda do assunto, um psiquiatra, psicoterapeuta, psicanalista, ou qualquer profissional da área pra te ajudar. Eu ouvi de uma amiga psicóloga que muitas pessoas só ficam nos remédios achando que irão melhorar, mas gente, o remédio faz somente 20%. Falta você fazer terapia, procurar algo para aumentar a sua espiritualidade e sua fé, fazer exercícios físicos, se alimentar melhor. ?? um trabalho em conjunto em prol a sua saúde!
E para você que não tem condições de pagar por um profissional, clique AQUI e veja a lista de profissionais que podem te atender com um custo mais baixo, ou se não me engano, até de graça. Outro contato que eu vou deixar é o da SULAMITA DOS ANJOS, (informações abaixo) lá de Cocal do Sul - SC. Lá no auditório do 1º piso da AD elas fazem a "Tarde de Cura" toda semana, onde várias mulheres que sofrem com essa doença vão até esse encontro com música, oração, desafios semanais, e creio que de alguma forma pode te ajudar também. Procure algo do tipo na sua cidade que com certeza tem, mas faça alguma coisa pela sua vida. Olha para o lado e você verá que tem muita gente aí que te ama, pode acreditar. Não feche a janela da sua alma, tá?
Projeto "Tarde de Cura"
AD Cocal do Sul
Rua Angelo Peruch, 50,
Centro, Cocal do Sul - SC
Fone: (48) 99945-9646
Então, espero muito que vocês tenham gostado desse vídeo. Falaremos ainda mais em outros vídeos. Ah, no blog vilmadevellis.com.br a nossa conversa continua. Aproveite para cadastrar o seu e-mail na minha lista VIP. Não perca tempo e cadastre-se! Curta, comente e compartilhe marcando alguém que precise ouvir essa mensagem.
Se você é novo aqui e se identificou comigo, não deixe de se inscrever nos meus canais do YouTube (música e lifestyle). No canal de música rolam vários covers meus de músicas em português, inglês e italiano.
Muito obrigada por ter passado por aqui, fique com Deus, e até o próximo vídeo ou post.
Seja sociável e compartilhe!
Para me achar no INSTAGRAM é só clicar aqui óh!
Bjks da Vilma ????????
Muitaaaa gente me pergunta como é a vida real de quem mora no exterior,…