Como reagimos em momentos de crise? Quem é você quando o cerco aperta?
O momento que estamos vivendo tem exigido demais da gente. Estamos sobrecarregadas, muitas vezes desesperançosas, e até mesmo desmotivadas paras seguir adiante.
Para trazer um pouco de luz para nossos corações, eu convidei a pastora e terapeuta familiar Maria Aparecida Ferreira, e ela vai nos ajudar a entender sobre os três principais tipos de comportamentos que temos quando passamos por momentos de crises???
Por crise não estou falando apenas de coronavírus e quarentena, mas sim, todos os momentos desafiadores que passamos ao longo da vida, como um desemprego, uma separação, uma perda, e etc.
Vou deixar um pouco do resumo do vídeo aqui embaixo???
Vamos lá!?
Estamos vivendo dias de luta e batalha nos último meses, está difícil e assustador. O que será que acontece com nosso cérebro quando nos deparamos com uma tragédia como essa que estamos vivendo?
O caos do coronavírus não é algo que temos controle, ou que conseguimos prever ou solucionar. Quando nossa mente começa a entrar nesse caos, perdemos nosso senso de norteamento???
Não entrar em pânico, significa não perder nossa lucidez, porque quando a gente perde a habilidade de agir com lucidez, a gente perde a chance de encontrar soluções momentâneas dentro daquilo que o momento permite.
Quando a gente perde a lucidez, a gente corre o risco de pensar apenas na preservação da nossa vida, muitas vezes prejudicando a vida de outra pessoa. O pânico tem esse poder de tirar nossa lucidez momentânea???
Por isso precisamos nos manter fora do pânico, para que possamos encontrar soluções momentâneas, afinal, o momento presente é o único que temos hoje.
Vamos falar das três formas de lidar com o inesperado: os 3 f???s! A resposta fight-flight-freeze que nosso sistema interno automático projeta para nos proteger de ameaças ou perigos.
Fight significa lutar, brigar com a situação. ?? quando brigamos com o governo, com os amigos, com a mídia, procurando por culpados. ?? uma revolta improdutiva. Onde não iremos encontrar um ponto de solução.
O flight é quando a gente entra em negação. Negamos a gravidade da situação, e afirmamos que se trata apenas de uma gripezinha, e que logo vai passar. O negador encontra uma forma de se proteger ao não encarar o problema, uma vez que, ao encarar o problema, ele terá que assumir alguma responsabilidade na solução do problema. Ele minimiza o problema???
Ser paralisado pelo medo é o que acontece com as pessoas com perfil freeze. O indivíduo fica tão paralisado, que ele sequer consegue encontrar uma saída para o problema que está vivendo. Normalmente, o paralisado precisa de ajuda externa para sair desse comportamento, pois sozinho, dificilmente conseguirá. Esse estado de letargia pode durar anos.
Como encontramos equilíbrio entre sermos positivos e otimistas, e não negativos e pessimistas? ?? preciso ser otimista sem deixar de entender que o problema existe, sem focar o tempo inteiro no problema, mas sim na solução que nos cabe no momento.
Limite a quantidade de tempo que você anda sonhando com o futuro no momento. Lembre-se da frase:
Viva apenas o futuro mais próximo que você puder. Um dia de cada vez.
Diminua a quantidade de notícias que você tem consumido, seja da mídia, de jornais ou redes sociais. Além disso, não é hora de assistir filmes de pandemia, de terror. Aposte em filmes mais leves, divertidos e engraçados. Para que reter tanta informação negativa na sua mente, a ponto de te deixar em estado de descontrole e irritação?
Estabeleça uma rotina na sua casa. Nosso cérebro está habituado com rotina, ele a adora! A rotina é capaz, inclusive, de nos ajudar a estabelecer novos hábitos. Aproveite o momento para criar novos hábitos com seus filhos, por exemplo. Façam bolos juntos, desfile de moda na sala, pinturas, e outros???
Ver fotos antigas nos traz esperança, e isso é ótimo nesse momento. ?? hora de criarmos conexão emocional e relacionamentos!
?? muito importante que nesse momento que estamos vivendo, a gente possa fazer mais do que aquece nossos corações??? Fazer videochamadas com as pessoas que mais amamos, é uma dessas coisas. Não deixe de se comunicar com seus parentes e amigos!!!
Se você é novo aqui e se identificou comigo, não deixe de se inscrever nos meus canais do YouTube (música e lifestyle). No canal de música rolam vários covers meus de músicas em português, inglês e italiano.
Muito obrigada por ter passado por aqui, fique com Deus, e até o próximo vídeo ou post.
Seja sociável e compartilhe!
Para me achar no INSTAGRAM é só clicar aqui óh!
Bjks da Vilma ????????
Como mencionei na parte 1 dessa conversa maravilhosa, esse é um novo quadro…