Oi amores, tudo bem?
[Texto atualizado e revisado em 26 de Nov de 2018]
Semana passada comemoramos um dos maiores feriados aqui nos Estados Unidos! O Dia de Ação de Graças ou "Thanksgiving".
O Thanksgiving é sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de Novembro, onde familiares e amigos mais próximos se reúnem em forma de gratidão pelas bênçãos recebidas durante todo ano, e não esquecendo, com muita fartura gastronômica. O peru é o prato principal desse encontro.
Se quiser saber um pouco de história, aqui vai! Se não, é só pular para a receita...
No Outono de 1620 uma embarcação chegava em Massachusetts (Estados Unidos) com 102 peregrinos ingleses que vieram em busca de liberdade e um mundo melhor. Como o inverno era muito rigoroso e haviam muitas doenças contagiosas, metade dos peregrinos acabaram morrendo. Os que conseguiram sobreviver, foram ajudados e ensinados pelos índios nativos americanos a pescar, cultivar milho, entre outros. Após a primeira safra bem sucedida em 1621, o governador da época William Bradford organizou uma festa de comemoração. Em 1863, no auge da guerra Civil, o presidente Abraham Lincoln declarou o "Thanksgiving" feriado nacional.
RECEITA DO PERU
OBS: Eu assei esse peru para 6 pessoas, porém com todos os outros pratos, sobrou muito, então eu creio que você poderá servir até 10 pessoas dependendo do que você irá servir junto com o peru.
1 Peru de 6 Kg
1 cebola cortada em 4 pedaços
1 tomate cortado em 4 pedaços
1 ou 2 cenouras cortadas em pedaços grandes
1 erva-doce picada
Alecrim, tomilho, estragão, e orégano fresco
Orégano e alecrim seco
??leo de Oliva
Sal e pimenta
1 pedaço de tecido branco "cheesecloth" (gaze em português)
Modo de Preparo
Em primeiro lugar, tire os miúdos de dentro do Peru já descongelado. Num refratário, coloque a cebola, o tomate, a cenoura, a erva-doce, os miúdos que você tirou de dentro do Peru e misture com óleo de oliva (deixe como se fosse uma cama para poder apoiar o Peru - foto acima).
Em um recipiente pequeno, molhe o tecido branco (gaze) com óleo de oliva, sal, pimenta, e os temperos secos. Reserve.
Tempere o peru com os mesmos ingredientes usados na gaze (por dentro e por fora), e coloque dele dentro todos os temperos verdes frescos (alguns ramos de cada um). Coloque a gaze molhada em cima do peru e posicione o peru no refratário em cima dos ingredientes picados.
Coloque o Peru no forno preaquecido em 180ºC, não esquecendo de regar com o líquido que se forma no refratário para que não resseque. Asse entre 2h30m e 3h, porém dependendo do tipo forno (ou do tipo de recheio) o tempo de cozimento pode variar. Retire a gaze uma hora antes do cozimento total para que possa dourar a pele.
Para ter certeza se está assado, é sempre bom usar um termômetro culinário (aquele que fica inserindo na coxa - sem tocar no osso) e a temperatura deve estar entre 80-85ºC. Se não tiver o termômetro, não se preocupe, faça um pequeno corte na parte mais grossa da coxa, e se o líquido que sair for claro, sem nenhum sangue ou cor escura, está pronto.
Retire do forno e deixe repousar entre 15-20 minutos antes de servir, para evitar que resseque depois de cortar.
Veja como utilizar a gaze para uma carne mais suculenta
1) Eu prefiro usar o tecido "gaze" em cima do peru no lugar do alumínio, porque o peru fica mais suculento (provavelmente porque o tecido fica o tempo todo molhado). Outro detalhe também, é que quando você precisar regar a ave, não precisará tirar e colocar o tecido, como no caso do alumínio.
2) Coloco os vegetais embaixo da ave, porque com o líquido que sobra, eu faço o molho para o peru (coloquei a receita aqui embaixo) sem precisar usar caldos prontos com sabores artificiais.
3) Coloquei esses temperos verdes e secos porque são os que eu mais gosto, porém não existe um regra, coloque o tempero que você gostar, desde que tenha harmonia entre eles e não permanecendo o sabor de um só.
Retire todo o líquido, os vegetais, e os miúdos do refratário onde foi assado a ave, e passe-os por uma peneira, esmagando todos os vegetais para tirar a água restante e jogue-os fora. Coloque o caldo em uma panela em fogo médio - não esquecendo de retirar a gordura que fica na superfície. Depois de tirar quase toda a gordura, aumente o fogo e coloque um pouco de farinha de trigo ou amido de milho para engrossar o caldo. Cozinhe por alguns minutos e se necessário, adicione um pouco de sal e pimenta.
2 linguiças tamanho médio ou 4 pequenas picadas
1 Aipo picado em cubos
1 cebola picada
1 pacote de pão já temperado em cubos ou 1 pão fatiado torrado
3 xícaras de caldo de frango líquido
1 colher de sopa de tomilho picado
1 colher de sopa de salvia picada
Salsa / Sal e Pimenta.
Frite a linguiça, a cebola, e o aipo com óleo de oliva por mais ou menos 8 minutos. Adicione tomilho, salvia, sal, pimenta e misture bem. Adicione 3 xícaras de caldo de frango e deixe ferver. Em uma assadeira coloque o pão picado (se não estiver temperado, misture com temperos secos do seu gosto), em seguida, despeje a mistura cozida com o caldo de frango e misture bem. Adicione sal, se necessário. Cubra e leve ao forno entre 30-40 minutos em uma temperatura de 190ºC.
Observação: Eu fiz o recheio separado, mais se você preferir assar com o peru, não esqueça que leva mais tempo para cozinhar.
Molho
Eu acho esse feriado muitoooo parecido com o Natal do Brasil. Tanto pelo fato das famílias estarem reunidas, quanto pelo famoso peru. Acabei descobrindo que existe sim uma relação entre essas comemorações. O peru veio para o Brasil por meio da cultura americana que, por sua vez, foi influenciada pela dos ingleses. Percebe alguma relação entre eles? :-)
Espero que tenham gostado e bom apetite! Me contem se vocês tentarem fazer por aí, e qualquer dúvida, me escrevam. Eu adoro conversar com vocês.
Se você é novo aqui e se identificou comigo, não deixe de se inscrever nos meus canais do YouTube (música e lifestyle). No canal de música rolam vários covers meus de músicas em português, inglês e italiano.
Muito obrigada por ter passado por aqui, fique com Deus, e até o próximo vídeo ou post.
Seja sociável e compartilhe!
Para me achar no INSTAGRAM é só clicar aqui óh!
Bjks da Vilma ????????
Olá Estilosas! Quem não é apaixonada por bolsas, não é mesmo? …
Hoje nós vamos aprender a fazer uma coisa que eu nunca ensinei aqui no…