Papo de Mãe - Esquecimento na gravidez e diminuição do cérebro! Saiba como se organizar nessa fase!

Por Vilma de Vellis 08/02/2017 11:40:00


Oii!!

Tudo bem com vocês? Comigo, tirando o esquecimento, estou muito bem - rsrs. Mas falando sério agora, tem coisas que você descobre somente quando vive isso na pele. Você sabia que o cérebro da mulher da grávida diminui no período gestacional? Pois é, e hoje conversaremos sobre esse assunto. Eu fiz um post sobre o meu primeiro trimestre onde mencionei que iria fazer um post somente falando sobre isso, mas lá eu coloquei também o que eu fiz e tomei para aliviar alguns sintomas que tive, por isso se você ainda não leu, clique AQUI e descubra algumas dicas que irá te ajudar a passar por esse período um pouquinho complicado.

Voltando ao post, no início da gravidez esquecemos das coisas e parece que estamos "avoadas" e a tendência é dar uma piorada até o fim da gravidez, mas é mais comum no primeiro e terceiro trimestre. Com certeza alguns exemplos de esquecimento que colocarei aqui que aconteceram comigo, algumas de vocês irão se identificar. Eu por exemplo na foto abaixo estou esperando pelo meu marido porque saí de casa e pela primeira vez esqueci a chave. Várias vezes liguei a cafeteira sem colocar ou o café, ou a água, ou até mesmo esqueci de colocar o pote, pode isso?!?! 😂 Também esqueci por algumas vezes nomes de pessoas da minha família, entre outras. No primeiro trimestre isso pode acontecer devido a vários fatores como: mudança hormonal (que parece brincar com você a toda hora), enjoos constantes, a preocupação em saber que tem uma vidinha se formando dentro de você, muito cansaço e vontade de dormir, entre outras. 


Já no terceiro trimestre, de acordo com pesquisas, o cérebro da mulher muda de tamanho conforme a gravidez vai avançando. Algumas partes chegam a aumentar de tamanho, mas no geral o cérebro diminui e chega ao menor tamanho um pouco antes de o bebê nascer, e volta ao tamanho normal até 6 meses depois do nascimento. Agora um cuidado para se ter é, se você tem esquecido muitas coisas ou tendo problemas de atenção, ficando triste regularmente, converse com seu médico porque pode ser algum sintoma de depressão. Mas se não é isso, aqui vão algumas dicas para você se organizar e não acabar esquecendo o que tem que fazer. Isso foi o que eu fiz toda a gravidez até agora e tem funcionado.


- Deixe marcado com seu medico já várias consultas para os próximos meses, assim você não corre o risco de ir a uma consulta e esquecer de marcar a próxima....Eu deixava pelo menos 5 consultas marcadas.

- Itens que você precisa no dia-a-dia na sua bolsa antes de sair. Deixe todos em um só lugar, assim você não vai acabar esquecendo, ou a chave, carteira, óculos, enfim, itens necessários para você sair de casa;

- Converse com você mesma em voz alta sobre coisas que você não quer esquecer;

- Anote todos os seus horários de consultas, afazeres, reuniões em uma agenda de papel e não no celular. Eu perdi vários horários fazendo isso, então comprei uma agenda e levo sempre comigo na minha bolsa, assim sei exatamente tudo o que tenho que fazer;

- Se lembrar de algo que tenha que fazer, anote na hora que lembrar porque você acabará esquecendo depois.


Acho que é isso amores. Espero ter colaborado de alguma forma com essas dicas, não esquecendo que isso não é para deixar você ainda mais preocupada, e sim mais preparada e saber fazer as coisas com mais calma e organização. 

Se gostou compartilhe nas redes sociais marcando alguma amiga sua. Obrigada pelo suporte e tenham um ótimo Dia.

Bjks da Vilma :-) :-) 

Comente aqui:

Anuncie





@vilmadevellis no Instagram